sexta-feira, 29 de junho de 2012

Hoje é o dia de São Pedro! Como Xangô, o rei do trovão na afro!



São Pedro foi filho de João ou Jonas e tinha por irmão o apóstolo André. Simão era o nome de nascimento de Pedro, um homem de fogo e puro coração. Na história, às vezes parece um menino e em outras ocasiões, é paternal demais.

Ele é muito fiel e foi muito amado por Jesus, sendo o maior pastor de Jesus. Um dia ele largou tudo e foi simplesmente seguir Jesus Cristo. Negou Jesus por três vezes a quem jurava dar a vida, negou que o conhecesse perante aos oficiais judeus.

Era pescador junto com seu irmão André, tinha sua própria frota de barcos junto a Thiago, mas Pedro entendia sim que a vida era eterna e seguiu Jesus sem pensar um momento, apenas foi. Ele abandonou a esposa e o barco para ir atrás da luz.

Pedro é contra os que querem doutrinar por si e a favor de arrebanhar ovelhas para Jesus e não para o seu próprio rebanho.

Pedro teria se ligado a Jesus quando este pediu uma de suas barcas para ser usada na pregação. Ao final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar em águas mais profundas e ele disse que já havia feito isso, mas Jesus lhe disse que voltasse.  Assim acontecendo, as redes quase rasgavam de tanta pesca e assim Jesus disse que Pedro seria pescador dos homens. Dessa forma, o nome Pedro sempre encabeça os discípulos de Jesus.

Foi aprisionado por ordem de Nero, o Imperador, e sua prisão durou por oito meses. Nesse tempo, Pedro converteu os carcereiros Martiniano e Processo.

Condenado à morte, São Pedro foi como o Divino Mestre, cruelmente açoitado e levado à colina vaticana para ser crucificado. Estando tudo pronto para execução, São Pedro pediu aos algozes que o pregassem na cruz de cabeça para baixo porque se achava indigno de morrer como Divino Mestre.

Assim morreu o primeiro Papa da Igreja Católica! No lugar do suplício, foi edificada a Basílica de São Pedro onde também estão seus restos mortais.

Agora, eu vou passar os simbolismos das palavras-chave ligadas a Pedro.

Pescador – ser pescador consciente é na verdade ter prática e ter aprendido a pescar como um verdadeiro mestre; pescadores na verdade tem a paz necessária para saber que a morte e a ilusão do homem pela vida são uma verdadeira armadilha.

Rede - a rede é a seleção do bom e do ruim, do bem e do mal, ela pesca o que pode ser pescado; separa o joio do trigo.

Peixe – simboliza os elementos psíquicos, positivos ou negativos; os bons peixes representam elementos que se manifestam através da fé, esperança e caridade; os maus  peixes simbolizam o defeito do caráter, os sete pecados opostos à virtude: preguiça, inveja, luxúria, orgulho, cólera, avareza e gula.

Portanto, somos sim como Pedro, pescadores de maldades e virtudes!

Escolha o peixe que você deseja pescar para a sua vida e Fé, muita Fé em Jesus Cristo!

Salve! Salve! Viva São Pedro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário